domingo, 2 de outubro de 2011

Como lavar os pincéis

Um dos aspectos mais importantes a reter quando começamos a comprar pincéis é exactamente o que fazer para que os pincéis permaneçam novos e durem durante mais tempo. O truque mais relevante passa por lavar os pincéis sem prejudicar a sua qualidade.
Há duas maneiras principais de o fazer: através de um líquido próprio para lavar pincéis (como o que se encontra na imagem- MAC Brush Cleanser) ou da mesma forma que limpamos o nosso cabelo- com champô.
ou                     ?
  1.  Com MAC Brush Cleanser - Esta é a forma mais rápida de lavar os pincéis. Basta embeber um algodão no produto e passar o pincel pelo algodão as vezes necessárias de forma a que fique a sujidade toda no algodão. De seguida é só deixar o pincel a secar por uns minutos. Não é necessário usar muita quantidade do produto para lavar os pincéis. 
    Como sabem a MAC é uma marca de qualidade por isso este produto não danifica os pincéis e é uma óptima opção para quando estamos com pressa e reparamos que o pincel que queríamos usar naquele momento está sujo. 
    No entanto, este líquido não é suficiente para realizar uma limpeza profunda, que deve acontecer a cada duas semanas .As maquilhadoras profissionais dizem que para retirar todas as bactérias dos pincéis é necessário proceder ao passo seguinte (2).

  2. Com champô- eu uso sempre o champô mais barato que exista pois,  como explica a Lisa Eldridge, é referível usar um champô com muitos químicos para retirar as bactérias todas do pincel. Os champôs que uso mais vezes são aqueles presentes nos hotéis mas há quem prefira usar johnson's baby shampoo+ gel antibacteriano o que também resulta.
1º passo- colocar os pincéis a lavar a postos e próximos de uma torneira.



2º passo- deitar um pouco do champô sobre a mão molhada e esfregar um pincel de cada vez na espuma. Irão reparar que a espuma fica com a sujidade toda do pincel. Ter muito cuidado par não deixar que a espuma ou água cheguem à parte metálica do pincel pois é aí que está a cola que agarra os pêlos do pincel e se se soltar é muito difícil recuperar o pincel. Por essa mesma razão não se deve deixar os pincéis a secar de pé. Deixar o pincel a repousar ainda com espuma e proceder da mesma maneira para os restantes.



Últimos passos- passar o pincel por água esfregando na palma da mão até deixar de sair espuma. De seguida apertar o pincel de maneira a devolvê-lo à sua forma original.  Este passo é fundamental para pincéis como o 217 da MAC que podem ver na foto em baixo:


Por último deixá-lo a secar da maneira que exemplifiquei na foto ou ,então, com a parte do pêlo para baixo. O pincel demora um dia a secar se for deste tamanho.


Se quiserem aumentar a foto é só tocar com o rato em cima.


Espero que vos seja útil . 

3 comentários:

  1. Fiquei muito interessada nesse da mac, sabes me dizer quanto custa.
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá Claudia :)

    Quando comprei andava nos 14 euros. Mas como já lá vai um anito pode ter aumentado um euro ou outro... Se quiseres saber o preço ao certo posso dizer-to na segunda-feira.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Estou a seguir o teu blog. Muito bom. O meu ainda é bebé...e não tenho tido muito tempo. Mas eu faço como aqui falaste. Uso um sabonete anti-bacteriano da detol para os lavar e fica muito bem ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar